Apresentação do Projeto

O projeto proposto à equipe Sinapse consiste em construir uma catapulta Trebuchet com estrutura feita inteiramente de palitos de churrasco, cola e polímeros. Seu modelo deve ser calculado para funcionar com um contrapeso de 1kg e lançar um projétil a maior distância possível.  O sistema de lançamento será acionado por manivelas ligadas a polias de nylon através de cabos feitos de cadarço de sapato.
A catapulta Trebuchet é um engenho que consiste de um “braço” lançador e uma massa móvel, ambos foram criados objetivando o arremesso oblíquo de um projétil com o maior alcance possível. Segundo o blog Física em Ação, essa catapulta usa os conceitos da física de armazenar a energia, nesse caso a energia potencial gravitacional do contrapeso, para depois liberá-la na forma de energia cinética, que será transmitida ao projétil durante lançamento.

PARTE HISTÓRICA

Figura 1: A catapulta Trebuchet.  Fonte: www.real-world-physics-problems.com
Segundo a revista super interessante, a catapulta Trebuchet (Figura 1) além de ter sido utilizada na época medieval como uma arma de guerra para derrubar muros e fortalezas, também foi uma forma de arma biológica já que, era usada para arremessar cadáveres e animais com a peste bubônica para infectar as civilizações atacadas. A criação dessa arma fundamenta-se no princípio de funcionamento de dois objetos: o arco e a funda. O arco, pois faz uso da transmissão de energia potencial para o projétil. A única diferença está na origem dessa energia, pois o arco utiliza a potencial elástica e a Trebuchet a potencial gravitacional. E a funda, devido à corda, presa na extremidade do braço da catapulta, responsável por rotacional o objeto assim que o braço de alavanca para de girar. Há duas linhas evolutivas no seu processo de criação: a primeira no ocidente com o rei de Siracusa, Dionísio I, que negociava terras e dinheiro com artesãos militares para desenvolver uma máquina de guerra e, dessa forma, evitar que os inimigos cartagineses invadissem a cidade. A segunda linha, no oriente,  desenvolvida pelos chineses, que faziam uso de uma espécie de gangorra gigante com uma funda na extremidade para atirar pedras.

EQUIPE:

Nós, Aline Mota Gordilho, aluna de Engenharia Química, e Erick Matos Morais, Jéssica Morais de Andrade, Lucas Lins Souza e Ruan Matheus Veiga Santos, alunos de Engenharia Elétrica, todos do Centro Universitário SENAI CIMATEC, fomos desafiados a construir a catapulta Trebuchet na disciplina de Física A Prática, orientados pelo professor Targino Amorim.
Fonte: própria
CRONOGRAMA DO PROJETO:

ETAPAS
Semana 1
Semana 2
Semana 3
Semana 4
Semana 5
Semana 6
28/05 a 02/06
04/6 a 09/06
11/06 a 16/06
18/6 a 23/06
25/06 a 30/06
02/07 a 07/07
Criação da equipe
X





Criação do blog

X




Estudo da Teoria Empregada

X
X
X
X
X
Criaçaõ do Modelo 3D



X
X
X
Pesquisa de materias


X
X
X
X
Inicio da elaboração do protótipo





X
Fase de testes e gravações






Finalisação e comprovação do protótipo






Conclusão do protótipo






Apresentação ao público






ETAPAS
Semana 7
Semana 8
Semana 9
Semana 10
Semana 11
Semana 12
09/07 a 14/07
16/07 a 21/07
23/07 a 28/07
30/07 a 04/08
06/08 a 11/08
13/08 a 18/08
Criação da equipe






Criação do blog






Estudo da Teoria Empregada
X
X
X
X


Criaçaõ do Modelo 3D






Pesquisa de materias






Inicio da elaboração do protótipo






Fase de testes e gravações
X
X
X



Finalisação e comprovação do protótipo


X
X


Conclusão do protótipo



X
X

Apresentação ao público





X

Share this:

COMENTÁRIOS

0 comentários:

Postar um comentário

Apoio: